XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-TC.942-1


DT8: DT 8 – GP Teorias da Comunicação

DEUS É BRASILEIRO E CATÓLICO. ਍ഀ RELIGIÃO NO NOTICIÁRIO CONTEMPORÂNEO DA GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS À INTERRELAÇÃO ESTUDOS CULTURAIS-MÍDIA-RELIGIÃO਍ഀ

Magali do Nascimento Cunha (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Este trabalho é uma contribuição à interrelação Estudos Culturais-Mídia-Religião e apresenta os primeiros passos do projeto de pesquisa homônimo em desenvolvimento, que tem por objetivos: identificar como o noticiário sobre a religião na grande imprensa dá forma e reflete o imaginário social, agendas sociais e tendências culturais predominantes; estudar as ênfases das abordagens sobre igrejas cristãs pela grande imprensa contemporânea. Por meio da metodologia baseada na aplicação de elementos da análise de discurso a um corpus de análise selecionado, buscar-se-á dar visibilidade, na interface mídia-religião-cultura, aos desafios sempre em pauta no campo comunicacional: considerar a dimensão cultural que permeia tanto as notícias chamadas relevantes quanto as consideradas triviais, e lidar com as perspectivas da pluralidade e da diversidade de identidades na narrativa jornalística.


Palavras-chave:  mídia, religião, cultura, jornalismo, imaginário
਍ഀ