XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT1.923-1


IJ: Intercom Júnior - Jornalismo

QUEM AGENDA QUEM? ESTUDO DE CASO SOBRE O BLOG DO NOBLAT E A LÓGICA DE AGENDAMENTO

Aline Silva Muguet (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A partir da cobertura do escândalo do Mensalão, em 2005, os blogs jornalísticos brasileiros adquiriram novos alcance e influência – o que levou muitos analistas a apontarem sua crescente capacidade de agendamento. De modo a avaliar essa proposição na atualidade, observa-se durante o mês de abril as agendas do Blog do Noblat – considerado um dos mais importantes do país – e do jornal O Globo. A informação política produzida é o foco dessa análise e a repercussão recíproca nos dois meios de comunicação é o objetivo desse estudo. A partir da comparação entre as agendas políticas de tais meios, busca-se avaliar a capacidade dos blogs de pautar a mídia tradicional e, em caso afirmativo, os contextos em que tal agendamento ocorre.


Palavras-chave:  blogs, agendamento, política
਍ഀ