XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT8.908-1


IJ: Intercom Júnior – Estudos Interdisciplinares da Comunicação

O PANÓPTICO TELEVISIVO: VIGILÂNCIA E VISIBILIDADE NOS REALITY SHOWS

Gabriella Martins da Silva Praça (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

A partir do conceito de “sociedade do espetáculo”, este artigo elabora algumas reflexões a respeito dos reality shows, caracterizando o contexto social em que surgiram. Por meio de pesquisa bibliográfica, pretende-se investigar as razões que levaram ao sucesso desse formato televisivo, marcado pela interpenetração entre as esferas pública e privada. Os resultados apontam para a necessidade dos indivíduos em se fazer visíveis, dentro da lógica espetacular. Estabelece-se, ainda, uma comparação entre os reality shows e o dispositivo Panóptico de vigilância.


Palavras-chave:  sociedade do espetáculo, reality shows, público x privado, vigilância e visibilidade
਍ഀ