XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-EL.873-1


DT2: DT 2 - Epistemologia e Linguagem

VÍNCULOS DE SENTIDOS ENTRE PUBLICIDADE E MARCAS NO CONSUMO ALIMENTAR DOMÉSTICO DE FAMÍLIAS PAULISTANAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Eneus Trindade Barreto Filho (Universidade de São Paulo)

Resumo

O texto é parte dos resultados empíricos da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo (financiada pelo CNPq), que busca compreender os vínculos de sentidos entre as marcas e as publicidades no consumo alimentar da vida doméstica de três famílias paulistanas e nos ambientes públicos da cidade. Aqui, daremos foco ao consumo alimentar doméstico (familiar) por meio de um olhar teórico que procura revelar os tipos de vínculos entre a recepção ou a influência do fluxo da recepção de mensagens midiáticas das marcas e da publicidade de alimentos nas práticas culturais de consumo dos ambientes familiares investigados. O artigo demonstra que o lugar dos estudos da linguagem publicitária (da emissão à recepção) deve privilegiar a construção de modelos teóricos sobre os vínculos de sentidos.


Palavras-chave:  Alimentação, Publicidade, Vínculos de sentidos, Recepção, Consumo
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