XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.838-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

CLAUDIA: O JORNALISMO EM UMA REVISTA FEMININA DO SÉCULO XXI

Gabrielle Vívian Bittelbrun (Universidade Federal de Santa Catarina)

Resumo

Se as revistas sempre tiveram como característica a presença do entretenimento, da literatura e da cultura, as publicações destinadas ao público feminino, desde o seu surgimento, promoveram conhecimento e distração, com temáticas como moda, culinária e cuidado com os filhos, assimilando de maneira peculiar, notadamente a partir do século XX, os procedimentos jornalísticos. A leitura de edições de 2008 da revista Claudia evidencia recursos como a ancoragem em depoimentos de leitoras, a exploração do caráter de novidade das informações e a interpelação direta da leitora por “você”, tentando identificar (e identificar-se com) aquelas que seriam as inquietações e os anseios da mulher contemporânea.


Palavras-chave:  jornalismo, revista Claudia, mulher
਍ഀ