XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.791-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

DA SEXTA AO CESTO - REFLEXÕES SOBRE A PROPAGANDA NA COPA DO MUNDO

Celso Figueiredo Neto (Mackenzie)

Resumo

As teorias de Branding são unânimes em afirmar a importância que a marca detenha características que a tornem única do ponto de vista do consumidor. Também a teoria Retórica assenta no Ethos um dos elementos de maior importância na constituição do falante. Curioso é verificar que ambos os pressupostos são descartados quando se trata da comunicação publicitária associada à Copa do Mundo. A paixão do brasileiro se sobrepõe a lógica da gestão da comunicação das marcas gerando desvios na época da Copa no que refere aos processos de construção de marca. Nosso estudo pretende enfocar a questão de diluição do ethos das marcas nas campanhas publicitárias da Copa 2010.


Palavras-chave:  Branding, publicidade, retórica, ethos, futebol
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