XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-HJ.787-1


DT1: DT 1 - GP História do Jornalismo

ANTÓNIO RODRIGUES SAMPAIO E O "PAPEL CIVILIZADOR DA IMPRENSA": O PENSAMENTO DE UM JORNALISTA DE OITOCENTOS SOBRE O JORNALISMO DO SEU TEMPO

Jorge Pedro Almeida Silva E Sousa (Universidade Fernando Pessoa); Maria Érica Lima (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

António Rodrigues Sampaio foi um dos principais expoentes do jornalismo doutrinário e da política portuguesa no século XIX, podendo ser considerado o jornalista político de maior sucesso nessa época, pois chegou a chefe do Governo. Este trabalho, sustentado numa análise qualitativa e culturológica do seu discurso jornalístico, procura determinar qual o seu pensamento sobre o jornalismo. Concluiu-se que a sua frase “antes quero uma imprensa anárquica do que uma imprensa perseguida” se cola à parte da sua vida em que, como publicista e panfletário, combateu pela mais ampla liberdade de imprensa. Contraditoriamente, chegado ao Parlamento e, depois, ao Governo, tornou-se num paradigma do pragmatismo e intentou vários processos judiciais contra jornalistas, paradoxalmente por abuso de liberdade de imprensa, em nome de um “papel civilizador” que atribuía aos jornais.


Palavras-chave:  Jornalismo, Jornalismo político, António Rodrigues Sampaio, Portugal, Século XIX
਍ഀ