XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.780-1


DT2: DT 2 - GP Propaganda Pólitica

LULINHA “PAZ E AMOR” E A SUA CRIAÇÃO DILMA ROUSSEFF:਍ഀ UMA SUCESSORA A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA਍ഀ

Sérgio Roberto Trein (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Neusa Demartini Gomes (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul)

Resumo

Para chegar ao poder, Lula precisou reposionar a sua imagem. Agora, fez o mesmo com sua Ministra da Casa Civil e pré-candidata a sua sucessão na Presidência da República. Dilma, com sua imagem de tecnocrata dura, ríspida, muito distante na forma de tratar o público, mudou de maneira radical, está mais simpática e popular. Para compreender esta mudança, inicialmente, o estudo trata da construção de imagem e do desenvolvimento de uma personalidade carismática. Na sequência, aplicou-se uma análise de conteúdo a um corpus formado pelas notícias veiculadas no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, que abordam temas relativos à Ministra. Com isso, pretende-se comparar a imagem de Dilma antes de ser indicada à Presidência e agora, desde que Lula passou a utilizar os recursos da comunicação persuasiva e da propaganda política, para torná-la uma figura conhecida e popular, a sua imagem e semelhança.


Palavras-chave:  Dilma Rousseff, Política, Comunicação política, Lula
਍ഀ