XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT6.757-1


IJ: Intercom Júnior – Interfaces Comunicacionais

JORNALISMO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA: POR QUE FAZER E PARA QUEM FAZER?

Anna Elisa Figueiredo Pedreira (Universidade da Amazônia)

Resumo

O presente estudo pretende, a partir de uma pesquisa bibliográfica, identificar conceitos relacionados à Comunicação Social e ao Jornalismo e, assim, procurar compreender mais sobre o Jornalismo Ambiental, sobretudo, propondo-se a uma reflexão sobre a produção de Jornalismo Ambiental que é feita no Brasil e, em especial na Amazônia, delimitando alguns dos avanços alcançados pela mídia alternativa nessa especificidade do Jornalismo. Para tanto, utiliza-se, dentre outros recursos, da experiência prática do setor de Comunicação Social da ONG Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e da Assessoria de Comunicação Social do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Por fim, ainda se analisará determinadas dificuldades da produção de Jornalismo Ambiental, propondo algumas medidas para enfrentá-las. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Jornalismo Ambiental, Comunicação Social, Amazônia, Mídia
਍ഀ