XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT4.754-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Audiovisual

AMAZÔNIA QUE A GENTE CONHECE

Vanessa Brasil de Carvalho (Universidade Federal do Pará); Larissa Ribeiro Bezerra (Universidade Federal do Pará); Maria Ataide Malcher (Univesidade Federal do Pará)

Resumo

“O que vem na sua mente ao pensar sobre a Amazônia?” Foi esse o ponto de partida deste trabalho, que tinha como objetivo discutir a questão das populações urbanas da região amazônica e a sua visibilidade na mídia. A partir da produção de um vídeo, com entrevistas realizadas em uma das maiores cidades da região – Belém (PA) – buscou-se mostrar como a ideia de que a Amazônia é construída quase que exclusivamente de riquezas naturais está enraizada na população da região, deixando as suas populações urbanas (que foi o público entrevistado) à sombra, se não invisíveis. Essa proposta de produto foi ainda moldada para ser incluída dentro de um projeto maior, que visou apresentar um pouco mais sobre a TV Digital, simulando o seu uso e mostrando um pouco das suas opções.


Palavras-chave:  Amazônia, populações urbanas, invisibilidade, audiovisual, TV Digital
਍ഀ