XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.750-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

A CAMPANHA ELEITORAL DE BARACK OBAMA E A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES ਍ഀ POLÍTICAS NA PÓS-MODERNIDADE

Alynne Freitas Cid de Souza (Universidade Federal do Pará); Andreza Jackson de Vasconcelos (Universidade Federal do Pará); Keila Andreane Corrêa da Silva (Universidade Federal do Pará)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer análise da campanha eleitoral de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos tomando como base as teorias de Stuart Hall sobre a identidade na pós-modernidade e de Muniz Sodré sobre a midiatização. Identificam-se várias identidades de Obama com a de cada eleitor norte-americano, bem como as identidades presentes em pessoas das demais nacionalidades, que tomaram conhecimento das eleições por meio das mídias tradicionais e da internet. Tais mídias contribuíram para criar a ilusão de onipresença de Obama, que é mostrado e discutido em todos os lugares do mundo. As diferentes identificações trouxeram a visão de Obama como um candidato globalizado, moderno, democrático e multicultural, que quebrou as velhas identidades e assumiu uma postura pós-moderna descentrada.


Palavras-chave:  campanha Obama, eleições, pós-modernidade, identidade, midiatização
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