XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.707-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

TEMÁTICA MEIO AMBIENTE NA FOLHA DE SÃO PAULO: ABORDAGEM QUANTITATIVA DA PRESENÇA DE FONTES NA COBERTURA SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS ENTRE 1992 E 2008

Emerson Urizzi Cervi (Universidade Estadual de Ponta Grossa); Michele Goulart Massuchin (Universidade Federal do Paraná); Bruna Bronoski (Universidade Estadual de Ponta Grossa)

Resumo

O trabalho propõe uma discussão sobre como um dos jornais de maior circulação no Brasil – Folha de São Paulo – tratou o tema meio ambiente na última década e meia a partir do estudo das fontes utilizadas pelos jornalistas. Os dados são resultado de pesquisa quantitativa do conteúdo de uma amostra por semana composta de 442 edições durante o período de 1992 a 2008. Apresentam-se dados sobre as fontes que aparecem nos textos analisados, observando que atores estão presentes nesses espaços. A hipótese inicial é que os diferentes tipos de fontes não aparecem de forma equilibrada na cobertura feita pelo jornal. Um objetivo complementar é dar continuidade a paper apresentado em 2009 no GT de Jornalismo do Intercom que apresentava os limites e potencialidades do uso de técnicas quantitativas para análise de produção jornalística.


Palavras-chave:  Fontes, Folha de São Paulo, Meio Ambiente, Análise Quantitativa
਍ഀ