XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CE.702-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Esporte

HERÓIS CAÍDOS: TERCEIRIDADE HUMANA E DRAMA SOCIAL NOS DOCUMENTÁRIOS SOBRE FÓRMULA 1

Rafael Duarte Oliveira Venancio (Escola de Comunicações e Artes da USP)

Resumo

O presente artigo busca analisar, no aspecto da imagem fílmica, os documentários de arquivo sobre a Fórmula 1 em seus primórdios garagistas (pré-1950 ao fim da década de 1970). Para isso, serão analisados três documentários recentes sobre grandes pilotos da categoria, a saber: Jack Brabham, Graham Hill e Juan Manuel Fangio. Utilizando a teorização de Gilles Deleuze acerca da imagem-movimento e seus aspectos semióticos, o objetivo aqui é ver que a cadeia de significação provocada pela reedição de imagens de arquivo provoca a construção de um argumento que ressalta mais o lado humano dos pilotos do que os seus feitos enquanto esportistas consagrados.


Palavras-chave:  Mídia Esportiva, Fórmula 1, Documentário, Imagem-movimento
਍ഀ