XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.682-1


DT2: DT 2 - GP Propaganda Pólitica

A ALTERIDADE COMO VALOR NA COMUNICAÇÃO

Dulce Adélia Adorno-silva (PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS)

Resumo

Analisa a alteridade (Lévinas) como valor, que se realiza pela comunicação. Pontua a linguagem como mediação entre dois seres (o eu e o outro), cuja relação é dialética; nela há conflitos, a serem mediados pelo diálogo. Observa, na sociedade complexa (Morin), a importância da linguagem para transmissão de conhecimentos e preservação da cultura. Compara com a secundidade (Peirce) que resulta na idéia de comunidade, que se faz pela relação com o outro. Indica que, na sociedade complexa, as TIC podem ser usadas para resolver conflitos, pelo uso da informação (Wiener). Comenta a proliferação dos objetos, hoje substituídos pelas Informações (não-coisas), que o poder usa para se exercer. Conceitua valor (Hessen e Resweber) e situa a alteridade como o principal deles; é informação a ser comunicada, pelas TIC. Exemplifica com o anúncio Itaú-feira. Utilizam-se os métodos: complexo e o dialético.


Palavras-chave:  Alteridade, sociedade complexa, mediação sígnica, dialélica e diálogo, valor
਍ഀ