XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT5.626-1


IJ: Intercom Júnior - Comunicação Multimídia

SOCIALIDADE NO ORKUT: ਍ഀ PERFORMANCES URBANAS NA COMUNIDADE SHOPPING CENTER FAKE਍ഀ

Wagner Luiz Taques da Rocha (Universidade Federal de Mato Grosso); Yuji Gushiken (Universidade Federal de Mato Grosso)

Resumo

Este artigo utiliza a teoria dos jogos, de Caillois, para entender a dinâmica da socialidade no Orkut. Mais do que o teatro da vida ordinária, enfatiza-se o caráter ludo-ficcional das relações potencializadas pela prática fake. À luz de conceitos de Lemos e Maffesoli busca-se a compreensão da nova relação entre cidade, sujeito e imaginário, emergente da reconfiguração urbana que contempla o espaço de fluxos em complementaridade ao espaço de lugar. Como a atividade lúdica transita entre (dis) simulações, analisa-se a comunidade Shopping Center Fake, com o intuito de observar as similaridades desta com a base imagética de simulação. Por meio do jogo teatral, ocorrem sucessivos simulacros, pelos quais os usuários se escondem e se mostram, fogem e se encontram, inventam um novo cotidiano e fomentam novas formas de comunicação.


Palavras-chave:  cibercultura, socialidade, performances urbanas, Orkut, fakes
਍ഀ