XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.574-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL NA ESCOLA COMO MECANISMO DE INTEGRAÇÃO E DE DIFUSÃO DE VALORES

Ivana Esteves Passos (Centro Universitário Vila Velha)

Resumo

A alfabetização audiovisual na escola para empoderamento social do jovem, na premissa da integração para transformação social. O artigo discute a necessidade de se preparar os jovens para a interatividade preconizada com a TV digital, apesar do formato de inclusão digital pela televisão ainda ser uma incógnita no Brasil. Parece ser de fundamental importância se pensar a preparação do emissor para ter parte nesse processo. A TV precisa entrar nas escolas, na formação de alunos e conseqüentemente dos professores, muito mais como objeto de estudo de seus processos, visando o desenvolvimento de atitudes refletidas e ativas com a TV, do que como recurso e meio. Esse trabalho faz um recorte do uso da TV na potencialização da proposta pedagógica do Projeto Colorir, de educação para a paz na escola, realizado no Espírito Santo, e como elemento integrador da comunidade do entorno.


Palavras-chave:  empoderamento, alfabetização, televisão, educação
਍ഀ