XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.558-3


CO: IV Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação

THE L WORD E AÇÕES COMUNICATIVAS NO BRASIL

Cláudia Regina Lahni (Universidade Federal de Juiz de Fora); Lilian Werneck (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão sobre a série de TV norte-americana The L Word e sobre ações comunicativas realizadas no Brasil, sob inspiração daquela. A série foi veiculada em TV por assinatura nos Estados Unidos, de 2004 a 2009, e depois exibida em vários países, inclusive no Brasil. The L Word tem como foco o cotidiano de um grupo de lésbicas, que são amigas e vivem na Califórnia. A partir da série, foram criados no Brasil, entre outros, a comunidade The L Word BR no Orkut, fanfichs como NetNovela e o projeto de O Móbile, produção de uma série de cinco curtas sobre lésbicas. Avalia-se que, diante da importância da comunicação para a (re)configuração de identidades, com a representação da homossexualidade feminina, a série influenciou ações do rol do direito à comunicação de mulheres lésbicas, que, dessa forma, têm potencializado o seu exercício da cidadania.


Palavras-chave:  Séries de TV, The L Word, Cidadania, Lésbicas, Direito à Comunicação
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