XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.554-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

A CONSTRUÇÃO DE METODOLOGIA DE PESQUISA E DE DIDÁTICA PRÓPRIAS PARA O ENSINO DO JORNALISMO EM PLATAFORMAS VIRTUAIS

Zanei Ramos Barcellos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)

Resumo

Este artigo relata como vêm sendo construída nos últimos anos, no Curso de Jornalismo da PUCPR, uma metodologia convergente que engloba pesquisas bibliográficas e experimentais, e didática próprias ao ensino do jornalismo para plataformas virtuais. As premissas básicas da metodologia buscam contemplar as produções acadêmicas mais recentes, as práticas do mercado de trabalho, as inovações tecnológicas e a experimentação, o que tem se mostrado grande desafio dada a velocidade das transformações que caracterizam a área do jornalismo em plataformas virtuais, devido aos constantes e ininterruptos avanços tecnológicos. Outro desafio tem sido ensinar e praticar este jornalismo mutante e inconstante em sala de aula, dentro das condições logísticas ofertadas e de grades horárias rígidas, que exigem dos alunos dividir horários e dedicação entre diferentes disciplinas e outras ocupações.


Palavras-chave:  jornalismo, plataformas virtuais, ensino, pesquisa
਍ഀ