XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CD.516-2


DT5: DT 5 – GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas

COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DE MENSAGENS DE SMS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE ASSINANTES E NÃO ASSINANTES SOBRE OS ATRIBUTOS, CONTEÚDOS E FORMATOS DO SERVIÇO.

João Renato de Souza Coelho Benazzi (Pontificia Universidade Católica do RJ)

Resumo

Este trabalho dá seqüência à investigação de Benazzi e Gomes (2009) sobre quais são os atributos que o consumidor considera importante para solicitar uma informação ou assinar um ou mais canais de notícias via SMS. Sua base teórica de análise apresenta conceitos ligados a comportamento do consumidor, marketing de serviços, comunicação integrada de marketing e mobile marketing. A coleta de dados contou com entrevistas informais e aplicações de questionário junto a pessoas que já tenham acessado o serviço de notícias pelo celular. Foi realizada análise comparativa entre assinantes e não assinantes do serviço para identificar as diferenças nas preferências sobre características, conteúdos e formatos que notícias por mensagem de texto devem ter para manter clientes atuais e atrair novos consumidores para o serviço por assinatura.


Palavras-chave:  mensagens de SMS, conteúdos digitais, telefonia celular, Comunicação, Serviço
਍ഀ