XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-JI.506-1


DT1: DT 1 – GP Jornalismo Impresso

JORNALISMO E MERCADO DE CONSUMO: ANÁLISE DA EDITORIA SAÚDE NA REVISTA VEJA

Denise Fernandes Britto (Universidade Estadual Paulista)

Resumo

O avanço das pesquisas e investimentos da indústria farmacêutica ganha destaque nos espaços dedicados pela mídia para divulgar novos medicamentos e tratamentos. Esse contexto acompanha a influência dos fatores econômicos, atrelados a variáveis sociais, culturais e ideológicas, sobre o fazer jornalístico. A fim de verificar esse fenômeno, este artigo analisa o discurso jornalístico da revista Veja, na editoria de saúde. A partir de categorias da Análise do Discurso, é possível identificar como a economia de mercado está ligada à materialidade discursiva no jornalismo, gerando uma representação favorável ao consumo de remédios.


Palavras-chave:  jornalismo, revista, economia, discurso
਍ഀ