XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-TV.489-1


DT: DT 4 - Televisão e Vídeo

IDENTIDADES CULTURAIS E PROGRAMAÇÃO REGIONAL DA TV ABERTA NO BRASIL

Verônica Dantas Meneses (Universidade Federal do Tocantins)

Resumo

O artigo discute as dinâmicas existentes entre a produção de programas locais na televisão regional aberta e os diferenciados códigos culturais, repertórios e demandas de cada localidade, em um primeiro momento: por meio da análise da programação e de programas regionais/locais das emissoras regionais afiliadas às principais redes de televisão comercial (Rede Globo, SBT e Rede Record) e emissoras públicas de cada Estado; e em um segundo momento: por meio da análise audiovisual de oito programas regionais selecionados. Percebe-se que a programação local de televisão é diferenciada por meio da construção e atualização de novos códigos televisivos e inserção de referenciais culturais locais distanciando-se das generalizações e dos modelos impostos pelas redes nacionais de televisão e revelando, assim, seus públicos.


Palavras-chave:  Identidades Culturais, Televisão Regional, Programação local
਍ഀ