
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 1 

 

 

A TV Impressa: representações do jornal O Estado de S. Paulo sobre a televisão, 

1950-1974
1
 

 

 

Eduardo Amando de BARROS FILHO
2
 

 

Faculdade de Ciências e Letras – UNESP/Assis 

 

 

RESUMO 

 

 

Notícias, informações e comentários sobre temas ligados à formação, ao 

desenvolvimento, ao funcionamento e à regulamentação da televisão brasileira, assim 

como os relacionados com as possibilidades da utilização do meio para o avanço 

cultural e educacional do Brasil, quase sempre vistos a luz dos passos das televisões da 

Europa Ocidental e dos Estados Unidos, se constituíram em uma dinâmica para jornal O 

Estado de S. Paulo se integrar ao debate e, quando possível, às ações relativas ao 

universo televisivo nacional. Noticiário e visões sempre formulados com base em 

pontos de vista de uma empresa jornalística familiar, sem interesse manifesto em operar 

emissora de TV e politicamente liberal, bem como dentro de um entrelaçamento da sua 

trajetória com a promoção e desenvolvimento nacional, notadamente em São Paulo.  

 

 

 

PLAVRAS-CHAVE: imprensa impressa e TV;  televisão brasileira; O Estado de S. 

Paulo.  

 

 

 

Em meio a matérias ocupadas com 407° aniversário da cidade de São Paulo, a 

coluna “Rádio e Televisão” do jornal O Estado de S. Paulo (OESP), em sua edição de 

25 de janeiro de 1961, informava e comentava sobre questões envolvidas com a 

cobertura televisiva que seria dispensada à posse de Jânio Quadros à Presidência da 

Republica, que se realizaria dali a seis dias. Além de informar aos leitores sobre a 

presença de jornalistas de diversos países, locutores de rádio, fotógrafos e cinegrafistas, 

a coluna destacou a presença da televisão brasileira para a transmissão ao vivo de tal 

cerimônia. Afirmava também que somente as cinco emissoras de São Paulo – 

consideradas como “assaz poderosas” – e as do Rio de Janeiro talvez pudessem realizar 

                                                 
1 Trabalho apresentado no GP Televisão e Vídeo do X Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento 

componente do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 
2 Mestrado em História pela FCL – UNESP/Assis e bolsista FAPESP, email: dudaabarros@hotmail.com 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 2 

aquela transmissão televisiva, pois as de Belo Horizonte, Porto Alegre e as de outras 

regiões não dispunham de condições para tal feito, quer pela distância que suas sedes se 

encontravam de Brasília, quer pela falta de postos de retransmissão que pudessem fazer 

a interligação de suas regiões com a capital federal. Não sem, entretanto, colocar em 

dúvida a capacidade das emissoras paulistas e cariocas de realizar eficazmente 

“tamanha proeza”, dado que a transmissão da inauguração de Brasília no dia 21 de abril 

de 1960 foi considerada como um “fiasco total”. Apesar de reconhecer o esforço e a 

capacidade dos técnicos daquelas emissoras, a coluna considerava que as transmissões 

diretas seriam realizadas “quase por magia”, tão grande a falta de material técnico quão 

intenso era o nível de improvisação para aquele fim. Por fim, opinava que a 

concorrência entre as redes de TV em situações como esta deveria ser deixada de lado, 

bem como sugeria que as “poderosas” emissoras paulistas se unissem – por meio do 

hoje chamado pool de emissoras – para a melhor transmissão possível daquele evento. 

Ademais, a coluna para reforçar sua sugestão às emissoras reportou-se a união dos 

potenciais das televisões norte-americanas para a realização de transmissão televisiva 

nacional
3
.  

A matéria da coluna “Rádio e Televisão”, acima destacada, sintetiza bem a 

forma e algumas das principais preocupações que pautaram o jornal OESP ao noticiar e 

comentar as primeiras décadas de desenvolvimento da televisão brasileira. Notícias, 

informações e comentários sobre temas ligados à formação, ao desenvolvimento, ao 

funcionamento e à regulamentação da televisão brasileira, assim como os relacionados 

com as possibilidades da utilização do meio para o avanço cultural e educacional do 

Brasil, quase sempre vistos a luz dos passos das televisões da Europa Ocidental e dos 

Estados Unidos, se constituíram em uma dinâmica para o jornal da família Mesquita se 

integrar ao debate e, quando possível, às ações relativas ao universo televisivo nacional. 

Noticiário e visões sempre formulados com base em pontos de vista de uma empresa 

jornalística familiar, sem interesse manifesto em operar emissora de TV e politicamente 

liberal, bem como dentro de um entrelaçamento da sua trajetória com a promoção e 

desenvolvimento nacional, notadamente em São Paulo. 

O Estado de S. Paulo era, e ainda continua sendo, o mais antigo dos jornais da 

cidade de São Paulo em circulação, posto que fundado em 4 de janeiro de 1875. 

Denominado originalmente como A Província de S. Paulo. Pode-se dizer que a partir de 

                                                 
3 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 jan. 1961, p. 9. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 3 

então o jornal foi crescendo com a cidade e influenciando cada vez mais a evolução 

política do país, com a enorme responsabilidade de ser um dos principais veículos de 

comunicação do estado de São Paulo.  Em 1885, ingressou em sua redação Júlio César 

Ferreira de Mesquita, membro de uma família paulista de grandes produtores de café, 

que em pouco tempo passou a diretor. Desde então, a direção do jornal permaneceu nas 

mãos da família Mesquita. Em janeiro de 1890, após o estabelecimento de uma nova 

nomenclatura para as unidades da federação pela República, o jornal receberia sua atual 

designação, ocasião em que sua tiragem dobrou para 8 mil. Em 1902, Júlio Mesquita 

torna-se o único proprietário do OESP. De acordo com Sodré (1999, p. 368), o final da 

década de 1920 é caracterizado como uma fase de grande prosperidade para o jornal. 

Neste período, Júlio de Mesquita Filho já havia assumido, com o falecimento de seu pai, 

a direção de OESP juntamente com Nestor Rangel Pestana. Em 1930, OESP atinge a 

tiragem de 100 mil exemplares e lança aos domingos um Suplemento em Rotogravura, 

com grande destaque às ilustrações fotográficas. Entre meados dos anos 40 e início da 

década de 1950, Júlio de Mesquita Filho dedicou-se a ampliar e modernizar seu jornal 

por meio de novos investimentos e da compra de nova maquinaria
4
. 

Segundo Maria Helena Capelato e Maria Lígia Prado (1980), o jornal OESP, em 

quase toda sua existência, defendeu um modelo político considerado ideal para o país 

sempre norteando-se pelos princípios liberais e consubstanciados na prática 

democrática. Destacando a defesa do direito de propriedade e dos demais direitos 

naturais do homem (como a liberdade, a igualdade, a justiça e a segurança) que devem 

ser assegurados pelo Estado. A democracia seria garantida pelo equilíbrio entre os 

poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, protegendo a nação contra o perigo do 

predomínio no Executivo. O que valida o governo é a vontade expressa da maioria do 

povo através da opinião pública, da qual se considera intérprete. Pautou pela 

abrangência ante toda e qualquer espécie de extremismo. Sendo assim, delegou-se a 

tarefa de combater com igual vigor o modelo político proposto tanto pelo nazi-fascismo 

como pelo comunismo. Nessa linha, alertou inúmeras vezes a nação para a necessidade 

de se acautelar contra os extremismos quer de direita, quer de esquerda, argumentando 

que qualquer desses regimes, se instalados no poder, acarretaria irremediavelmente o 

fim das liberdades individuais (CAPELATO; PRADO, 1980, p. 91-102). 

                                                 
4 DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós-1930. (CD-Rom). Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 

2003; Alguns dados referentes aos avanços tecnológicos, novas instalações e a tiragem do jornal OESP, ao longo dos 

anos, foram retirados do site do próprio periódico paulista: <http://www.estadao.com.br/historico/index.htm>. Acesso 

em: 10 de setembro de 2009. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 4 

Durante todo o transcorrer da chamada República Velha, o jornal se colocou ao 

lado dos contestadores do viciado sistema eleitoral conhecido pejorativamente como 

“bico-de-pena”, caracterizado pelo voto em aberto e manipulação fraudulenta. Em 1930, 

cooperou com a “Aliança Liberal” e a candidatura de Getúlio Vargas à presidência. Em 

1932, OESP e o Partido Democrático inconformados com o autoritarismo de Getúlio 

Vargas e com o tratamento hostil reservado a São Paulo pelos “tenentes”, formam uma 

aliança com alguns setores do PRP e articulam a chamada Revolução Constitucionalista 

de 32. Em outubro, com a derrota dos revolucionários paulistas, Júlio de Mesquita Filho 

e Francisco Mesquita foram presos pelo governo de Vargas e expatriados para Portugal. 

No ano seguinte, no mês de agosto, Getúlio Vargas convida Armando de Salles Oliveira 

para ser interventor federal em São Paulo. Armando Salles, que era genro de Júlio 

Mesquita (já falecido então), impõe como condição para aceitar o posto a anistia aos 

revoltosos de 1932 e a convocação de uma assembléia constituinte. Assim, Júlio 

Mesquita Filho e Francisco Mesquita, além de dezenas de outros expatriados, retornam 

ao país. Opositor ao golpe do Estado Novo em 1937, Júlio de Mesquita Filho partiu para 

o exílio nos primeiros meses de 1938. Em março de 1940, o regime estadonovista 

assumiu o controle de OESP. Ao retornar ao Brasil em 1943, Mesquita Filho engajou-se 

novamente na luta política contra a ditadura varguista, participando ativamente das 

discussões pela revogação da Carta Constitucional de 1937
5
. Após reassumir a direção 

do jornal, e com a rearticulação partidária, em dezembro de 1945, não deixou de 

expressar seu apoio a políticos e propostas udenistas, posicionamento que se estenderia 

até 1964, o que permite caracterizar OESP como “folha oficiosa da UDN” (SILVA, 

2008, p. 65). 

Em 1964, o jornal apoiou o movimento civil-militar que depôs o presidente João 

Goulart. Apesar de defender a democracia, OESP entendia as atitudes de João Goulart 

como interferência demasiada do governante e usurpação dos direitos naturais dos 

indivíduos, portanto, como alvo de resistência da sociedade civil. Deste modo, os 

proprietários do jornal acreditavam plenamente justificada a proposição rebelião armada 

contra um governo democraticamente instituído. No entanto, OESP entendia que a 

intervenção militar deveria ser transitória. Quando se evidenciava que os radicais de 

extrema direita aumentavam sua influência, objetivando a perpetuação dos militares no 

poder, o jornal retirou seu apoio e passou a fazer oposição. A partir de 1966, começou a 

                                                 
5 DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós-1930. (CD-Rom). Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 

2003. 

javascript:void(0)
javascript:void(0)


Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 5 

mudar de posição, publicando editoriais pessimistas quanto à evolução política nacional, 

embora mantivesse apoio aos “êxitos da revolução no campo econômico-financeiro”. 

Os excessos do regime são qualificados com a alcunha de “ditadura militar”, onde os 

governantes ultrapassam o poder a eles conferidos, e contrários ao liberalismo 

defendido pelo periódico. Em 1964 e 1968 a preocupação de OESP é a mesma, o abuso 

do poder por parte dos governantes, pecado capital nos parâmetros de uma democracia 

liberal. Em 1968, o periódico paulista passou a ser censurado pela sua posição contrária 

ao regime militar, resistindo com a denúncia da censura através da publicação de 

poemas de Camões e receitas culinárias, respectivamente, em lugar das notícias 

proibidas. Mais liberal que seus concorrentes, OESP parte na defesa do ideal de 

liberdade de imprensa, recebendo como contra partida a censura prévia que poupou os 

que aceitaram a autocensura (AQUINO, 1999, p. 38-54). Com o falecimento de Júlio de 

Mesquita Filho, no dia 12 de julho daquele ano, a direção do jornal foi assumida por 

Júlio de Mesquita Neto. A censura prévia ao periódico paulista só seria retirada em 

janeiro de 1975 com o projeto de distensão política iniciado pelo governo do general 

Ernesto Geisel
6
. 

No âmbito cultural o OESP se destacou na formação da USP. Em 25 de janeiro 

de 1934, o então governador Armando de Salles Oliveira assinou o decreto de criação 

da Universidade de São Paulo (USP), uma idéia lançada pelo jornal ainda em 1927 

através de uma campanha liderada por Júlio de Mesquita Filho. E ele próprio foi 

incumbido pelo governador de arregimentar os professores estrangeiros que viriam 

formar o corpo docente da Faculdade de Filosofia, com destaque para os jovens Fernand 

Braudel, Claude Lévi-Strauss, Roger Bastide, Pierre Monbeig, Ungaretti e outros. Na 

perspectiva do jornal da família Mesquita um dos fatores determinantes do caos político 

do país residia precisamente na ausência de uma elite intelectual, capaz de compreender 

os problemas de sua época e de dar a eles soluções adequadas. O preenchimento desse 

vazio intelectual foi tarefa que o OESP reservou às universidades, por cuja criação 

desencadeou intensa campanha. Somente assim, acreditavam os representantes do 

jornal, seria possível formular o problema brasileiro, tarefa a que somente os espíritos 

superiormente dotados e cultivados se poderão balançar, filtrando através dos vários 

estratos que constituem normalmente uma sociedade organizada e perfeitamente 

articulada, a ação das elites intelectuais, formadas no cadinho dos centros superiores de 

                                                 
6 DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós-1930. (CD-Rom). Rio de Janeiro: FGV/CPDOC, 

2003. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 6 

cultura, refletir-se-ia a cultura popular (CAPELATO; PRADO, 1980, p. 121-122). 

Ainda no campo cultural, foi lançado, em 1956, O Suplemento Literário de O Estado de 

S. Paulo (SLOESP), caderno não só literário, mas artístico, criado pelo professor 

Antonio Candido Mello e Souza e dirigido por Décio de Almeida Prado, até 1966. Na 

época, jovens como Renina Katz, Marcelo Grassmann, Fernando Lemos e Antonio 

Lizárraga apresentaram trabalhos ao lado de nomes consagrados como Di Cavalcanti, 

Portinari, Lívio Abramo e Flávio de Carvalho (FERNANDES, 2007, p. 16-27).  

No círculo dos proprietários de jornais era conhecida a rivalidade entre Júlio de 

Mesquita Filho e Assis Chateaubriand, proprietário dos Diários e Emissoras 

Associados. Chateaubriand por diversas ocasiões deixou clara sua admiração por Júlio 

Mesquita, para o qual pedira conselhos e recebeu ajuda em seu início como jornalista e 

em suas primeiras aquisições de periódicos. A admiração que nutria a Júlio de Mesquita 

não foi transferida a seu filho Júlio de Mesquita Filho, o qual, o proprietário dos Diários 

Associados, passou a ser inimigo declarado. As relações entre os dois se abalaram desde 

1932 quando Mesquita Filho foi para o exílio e Chateaubriand passou a defender o 

governo varguista. Após esse episódio, com o passar do tempo, a desavença entre o 

estilo austero e recatado de Mesquita Filho e o comportamento histriônico, debochado e 

muitas vezes pouquíssimo ético de Chateaubriand acentuou ainda mais. O fim dessa 

animosidade só se deu às vésperas do golpe civil-militar de 1964. A reconciliação partiu 

de Assis Chateaubriand e foi aceita pelo dono de OESP
7
.  

Ainda que a família Mesquita, proprietária de OESP, até onde é sabido, nunca 

tenha revelado publicamente interesse ou entrado em disputa por concessão de canal 

televisivo, o jornal cobriu os passos da televisão brasileira em todo o período de 1950-

1974. Antes mesmo de a TV ser inaugurada no Brasil, OESP já divulgava os 

empreendimentos para a efetivação daquele meio através de propagandas e notas sobre 

exibições televisivas experimentais. Em 1950, podemos notar, neste periódico paulista, 

propagandas de cursos técnicos em rádio e televisão, assim como de aparelhos 

receptores, os quais eram anunciados pelas próprias empresas internacionais ou pelas 

grandes lojas de departamento. Fato que demonstra, antes mesmo das primeiras 

emissões regulares, o estabelecimento das primeiras relações entre esses dois meios de 

comunicação social, a imprensa impressa e a televisão, sendo que a primeira ainda era 

                                                 
7 MORAIS, 1994, passim. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 7 

necessária como um importante veiculo de divulgação para o incentivo do consumo do 

segundo
8
. 

O jornal OESP não dispensou à inauguração da TV Tupi o espaço que dedicaria 

às inaugurações das emissoras televisivas criadas posteriormente – fato compreensível 

dada desavença entre Júlio de Mesquita Filho e Assis Chateaubriand. Porém, desde a 

inauguração da Tupi, se ocupou com o temática “televisão” através de pequenas notas 

ou de colunas como “Artes e Artistas – Cinema – Rádio – Palcos e Circos” e “Notícias 

Diversas”. Em 1952, o periódico lança a coluna “Rádio e Televisão”.  Dessa forma, o 

jornal dava provas de sua preocupação com o funcionamento da televisão, além de 

possibilitar que seu leitor ficasse bem informado sobre as questões do então novo meio 

de comunicação social eletrônico. Mas também era uma forma do proprietário de OESP 

acompanhar e se posicionar nos passos que Chateaubriand, concorrente direto, pudesse 

dar para ampliar, por vezes através de meios “escusos”, a sua posição no campo da 

comunicação social brasileiro. Tal seção se ampliaria paulatinamente em razão do 

lançamento das demais emissoras paulistas, incluindo suas respectivas grades de 

programação
9
.  

O ritmo crescente de publicação de material sobre a TV no jornal acompanhou o 

do meio na vida nacional. Mais intensamente a partir da década de 1960, as páginas de 

OESP passaram a noticiar também fatos e acontecimentos relacionados diretamente 

com a interface entre o campo televisivo e o campo político nacional. Assim, o jornal 

noticiou e comentou a criação do Conselho Nacional de Telecomunicação e aprovação 

do Código Brasileiro de Telecomunicações (CBT) – este, além de discutido, tal como 

fora com o Conselho, inclusive em editoriais, teve o seu texto publicado na íntegra pelo 

jornal
10

. De acordo com os seus editoriais, a principal preocupação do jornal com 

relação ao CBT era a de que este pudesse distorcer ou inutilizar regras assecuratórias de 

direitos públicos e privados, as quais julgava essenciais para a democracia. Em várias 

ocasiões, julgou seu texto original como centralizador em questões fundamentais nas 

mãos do Estado, sendo que este não se encontrava em condições de exercê-lo
11

. O caso 

Globo/Time-Life e a sua CPI, e a discussão sobre a influência do capital estrangeiro nos 

meios de comunicação brasileiro foram amplamente tratados pelo OESP
12

, o qual 

                                                 
8 Segundo a consulta às edições de O Estado de S. Paulo, publicadas entre 1 jan. e 31 ago. 1950. 
9 Segundo a consulta às edições de O Estado de S. Paulo, publicadas entre 1950 e 1974. 
10 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 31 mai. 1963, p. 7. 
11 Ibid., 6 jul., 4 ago e 21 nov. 1961; 8, 9, 10, 11, 12 e 13 jun. 1963.  
12 Ibid., 3 set. 1965; 4 e 12 fev.; 22 abr.; 10, 12, 21, 26 e 29 mai.; 23 jun.; 2, 13 e 23 ago.; 7, 29 e 30 set.; e 8 dez. 

1966; 16 fev.; 4 e18 mar.; 12 abr.; 18 mai.; e 7 de jun. 1967.    



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 8 

também tratou do processo de implantação da TV em cores no Brasil
13

, transmissões via 

satélite, incêndios e crises das principais emissoras brasileiras
14

. 

O jornal OESP sempre deixou clara sua posição contrária ao que julgava de 

“baixo nível cultural” na programação televisiva, posicionamento semelhante também 

aplicava ao rádio, meio que a família Mesquita começara, desde 1958, a atuar via Rádio 

Eldorado, de São Paulo. Inclusive, a programação da Rádio Eldorado fora citada pelo 

periódico paulista como exemplo de qualidade a ser seguido pelas emissoras de TV
15

. O 

jornal não concedeu espaço considerável às noticias ocupadas com frivolidades sobre a 

vida pessoal ou profissional de astros e estrelas da televisão, nem mesmo quando do 

avanço significativo do meio, no início dos anos de 1970. Dado que revela, em parte, a 

preocupação de OESP em formar e reforçar junto ao seu público leitor a opinião de que 

a televisão deveria ser pensada e tomada como meio promotor de cultura e da educação. 

Representação do jornal que possibilitava sua posição diferenciada em relação a outros 

periódicos, como, por exemplo, o Diário de S. Paulo e a revista O Cruzeiro, posto que 

amplamente noticiou, comentou, analisou e defendeu questões ligadas à face cultural-

educativa da TV, assim como fez para o rádio
16

. A defesa da idéia de que a televisão era 

um meio de comunicação social que, assim como o rádio, devesse maior 

comprometimento com a educação e a cultura, fora uma constante nas páginas de 

OESP. Não por acaso, as páginas do jornal noticiaram com certa freqüência as primeiras 

iniciativas para a instalação daquele modelo de TV no Brasil, como a promovida por 

Roquette-Pinto, assim como não descuidou das iniciativas de governos ou 

concessionários a programas e emissoras cultural-educativas
17

.  

Desde o início dos anos de 1950 e nas duas décadas seguintes, OESP veiculou, 

inclusive em editoriais, matérias tratando de temas como: necessidade de fiscalização 

dos programas de TV, supostos abusos das emissoras com relação aos horários de 

exibição dos programas, qualidade da programação televisiva e função educativa e 

cultural do meio. Já em 1954, o jornal constatou que a televisão estava “ganhando 

terreno”, tanto do teatro como do cinema. O veículo que no princípio era “tímido”, com 

                                                 
13 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 5 jun. e 17 jul. 1966; 17 mar.; 12 e 17 set.; e 15 out. 1967; 28 jul.; 6, 20 e 30 ago. 

1969; 18 abr.; 4  jul.; e 10 dez. 1970; 17 e 25 set.; 14 out.; e 17 dez. 1971; 7 jan.; 5, 8, 17 e 20 fev.; 3 de mar.; 2 abr.; 

e 3 out. 1972; e 24  jun. 1973. 
14 Ibid., 7 jul. 1961; 4 mai.; 24 e 29 jul.; e 2 set. 1962; 30 jul. 1966; 19 jul. e 31 dez. 1968; 28 fev. e 15 jul. 1969. 
15 Ibid., 29 dez. 1968, p. 3. 
16 Ibid., 3 jan., 17 fev., 22 mar., e 12 nov. 1952; 3 mar. 1953; 20 set. 1957; 5 jan. 1958; 10 out. 1962; 19 dez. 1968; 30 

jan. 1970. 
17 Ibid., 11 mar. 1952; 19 out. 1954; 4 abr. e 7  set. 1961; 30 out. 1962; 1° jan. 1964; 17 fev., 10 jun. e 2  ago. 1966; 

23 mar. e 17 set. 1967; 12 jun. e 24 nov. 1968; 28 ago. 1969; 29 ago. 1970; 16 jan., 24 jul. e 11 nov. 1971; 19 jan. e 

18 fev. 1972. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 9 

programas “mal organizados”, naquele momento se encontrava “insinuante e sedutora”. 

Portanto, naquela altura, incontestavelmente, a televisão se constituía em um espetáculo 

de diversão pública. O jornal ressaltou que a Constituição Federal dispunha que era livre 

a manifestação de pensamento, sem que dependesse de censura, salvo quanto a 

espetáculos e diversão pública. Estabelecido este pressuposto, o jornal considerou a 

possibilidade de a televisão estar sujeita a censura prévia. Apesar de naquele momento 

considerar os programas televisivos de um modo geral “inofensivos” e que os dirigentes 

das emissoras ainda não haviam começado a fazer uso do poderoso instrumento que 

tinham em mãos. Mostrou que futuramente, em tese, abusos poderiam existir, dando 

margens a queixas que já surgiam, vagas, mas “justas”. Se era certo, ou quase, que a 

televisão não constituía naquele momento nenhuma ameaça à moralidade social, nada 

garantia que futuramente ela não poderia vir a ser um “agente de dissolução de 

costumes”
18

. Nesta direção, denunciou o descumprimento ou descuido das emissoras de 

regras quanto à indicação etária de conteúdos televisivos. Prática nem mesmo atenuada 

frente aos programas de televisão que o jornal, por vezes, considerasse como 

“culturalmente apropriados”. Expediente explicitado em matéria publicada no dia 30 de 

novembro de 1954, na qual o periódico denunciava que peças de teatro e filmes “com 

restrições etárias” eram transmitidos livremente por emissoras televisivas
19

.  

Em outra frente de matérias ocupada com a televisão, o OESP publicava 

veementes e reiteradas críticas a uma gama de programas que considerava de “baixo 

nível cultural”, os quais geralmente eram de entretenimento e desfrutavam de grande 

popularidade. Alvos constantes desta campanha do jornal eram os programas 

humorísticos:  

Várias vezes nós temos referido, nessa coluna, aos chamados 

“programas humorísticos” que, na maioria das vezes, não passam de 

repositórios de grossa pornografia. Num desafio à decência e as 

próprias leis que nos regem, tais programas se introduzem 

sorrateiramente nos lares, provocando, às vezes, situação de 

embaraço. (...). Não obstante os protestos que tal abuso tem 

provocado, grande parte das emissoras insiste em bater na mesma 

tecla
20

. 

Ainda sobre os programas de televisão “com muita impropriedade” chamados 

“espetáculos cômicos”, o periódico paulista emitiu a impressão de que algumas cenas 

não eram ensaiadas ou sequer lidas, pois não compreendia que pessoas de “bom-senso” 

deixassem passar certas “vulgaridades de evidente mal gosto”. Como exemplo citou um 

                                                 
18 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 14 jan. 1954, p. 8. 
19 Ibid., 30 nov. 1954, p. 16.  
20 Ibid., 31 jan. 1953, p. 6. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 10 

programa transmitido pela TV Record, no qual o comediante levou para a televisão o 

“mesmo espírito dúbio das comédias de teatro revista”, gerando um resultado 

“chocante”
21

. O OESP não deixou de frisar, ainda, a “demasiada” preferência dos 

produtores – “reflexo dos telespectadores” – por programas como as telenovelas. 

Dispondo de “elencos com maior ou menor experiência”, com textos “mais ou menos 

importantes literariamente”, o fato era que, segundo o jornal, raro era o dia em que uma 

das emissoras de televisão da capital paulista não exibia um programa de tele-teatro ou 

uma novela
22

. Os apresentadores de televisão também foram alvo de críticas pelo 

periódico paulista. Segundo o jornal, o “desejo insopitável de ser original” levavam os 

apresentadores a deixarem de lado o “bom senso e as boas normas da linguagem”
23

. 

Silvio Santos recebeu atenção especial por parte do jornal em decorrência de sua 

“demonstração de desprezo pela nossa língua e pela gramática portuguesa”. Analisando 

apenas um programa dominical, o periódico citou uma série de erros gramaticais, 

praticados em diferentes quadros, por aquele apresentador
24

. 

Sendo os humorísticos, as telenovelas e os programas de auditório os principais 

tipos televisivos “perseguidos” pelo OESP devido ao que chamava de “baixo nível 

cultural”, este não hesitou em publicar a entrega de um memorial, elaborado por 

entidades que congregavam em seus quadros “pais de família e educadores”, ao chefe 

do Serviço de Diversões Públicas da Guanabara, reivindicando pela moralização dos 

programas de rádio e televisão. Segundo o periódico, o manifesto afirmava seu especial 

repudio às novelas e programas humorísticos que apelavam para o nudismo e “danças 

indecentes”, que apresentavam “invertidos sexuais”, malandros e outros tipos sociais, 

assim como “situações unívocas”, “diálogos grosseiros e vulgares”. Assinaram o 

manifesto associações como A Campanha pela Democracia, Comitê Brasileiro da 

Organização Mundial de Educação Pré-Primária, Confederação Evangélica do Brasil, 

Ação Católica Independente e muitas outras
25

. 

 No início da década de 1960, o OESP constatou, em sua coluna “Rádio e 

Televisão”, que apesar do aumento de emissoras, “infelizmente nada surgiu de novo, a 

não ser uma nítida quebra de qualidade, em alguns programas”. Posicionou como 

incompreensível o motivo pelo qual a maioria dos novos elementos do meio artístico e 

                                                 
21 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 22 mai. 1960, p. 13. 
22 Ibid., 14 ago. 1957, p. 6. 
23 Ibid., 22 mai. 1960, p. 13. 
24 Ibid., 24 jun. 1969, p. 14. 
25 Ibid., 9 set. 1964, p. 6.  



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 11 

técnico perdiam rapidamente o entusiasmo e ficavam iguais aos “piores veteranos”. A 

coluna salientou que continuava havendo um Cassiano Mendes, uma Cacilda Lanuza, 

uma Maria Teresa Gregori, grandes concertos, grandes teatros, enfim, artistas e 

programas que se distinguiam há anos. Entretanto, o número de artistas e programas, 

antigos e novos, de “má qualidade” era muito maior que aqueles. Segundo o jornal, o 

Show 707 de categoria internacional em 1959, naquele momento estava irreconhecível. 

Virginia Lane se eternizava e não conseguia melhorar de maneira alguma. No setor de 

música popular, a ausência de Maisa era muito sentida. Assim como, Manuel de 

Nóbrega parecia atravessar uma fase menos feliz
26

.   

A qualidade técnica das propagandas também foi questionada pelo jornal no 

início da década de 1960. Pois, segundo OESP, os pequenos anúncios nunca eram 

renovados. Surpreendia-se com publicitários que pareciam não se atentar para os 

comerciais com as fitas já velhas e o som às vezes inaudível. Segundo o periódico, tais 

propagandas não serviam para recomendar um produto, muito pelo contrário, a reação 

do telespectador só poderia ser de desagrado
27

. 

O periódico da família Mesquita repetidas vezes buscou frisar o “sucesso” dos 

poucos programas culturalmente relevantes oferecidos pelas emissoras comerciais. Essa 

era a forma de OESP tentar incentivar produtores televisivos e o seu público leitor a 

“congregarem” forças para imprimir à nascente televisão brasileira um ritmo distante do 

“puramente comercial” e “culturalmente irrelevante”. Expediente aplicado, sobretudo, à 

sua coluna “Rádio e Televisão”, como bem ilustra o conteúdo da edição de 17 de 

outubro de 1956: “Fazem falta, no rádio e na televisão, determinados programas de 

nível cultural ambicioso e que, nas raras vezes que foram apresentados, obtiveram êxito 

incontestável”. Como exemplo o jornal citou a TV Record, uma emissora televisiva “de 

cunho nitidamente popular”, a qual apresentou uma série de programas de declamação 

de poesias pelo ator João Villaret, com fundo musical do pianista Armando Rodrigues. 

Já pelo Canal 3 foi apresentado em duas oportunidades o grupo “Jograis de São Paulo”. 

Tais programas haviam recebido, segundo estatísticas, uma numerosa audiência, o que 

justificava que os responsáveis pela orientação artística das emissoras estudassem a 

apresentação, em caráter permanente, de tais “espetáculos”
28

. Outros programas também 

foram indicados pelo OESP como “relevantes”, como a série de documentários exibidos 

                                                 
26 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 jan. 1961, p. 15. 
27 Ibid., 10 mai. 1961, p. 12. 
28 Ibid., 17. Out. 1956, p. 9. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 12 

pela Canal 7 denominada Meio Dia, que constituía-se em “uma verdadeira obra de arte 

pela maneira como foi filmada”. As atrações internacionais habitualmente apresentadas 

pela TV Paulista, segundo o periódico, exibiam um “bom gosto fora do comum”, como 

o Los Chavales de España, possuidor de um conjunto de “elevado mérito artístico”
29

. O 

jornal buscava ainda ressaltar programas que incentivassem o escritor nacional, como o 

concurso Procura-se um tele-autor, promovido pela TV Record
30

, e a “teimosia 

elogiável” daquela emissora, trazendo a São Paulo o que havia de melhor no campo das 

atrações mundiais, como as apresentações de Louis Armstrong e Ella Fitzgerald
31

. 

Por diversas vezes foi lastimada pela coluna “Rádio e Televisão” a ausência 

“quase que completa” de programas “didáticos e explicativos” na televisão brasileira. 

Julgava ser totalmente falsa a argumentação de que eles não eram interessantes porque 

“as massas” não queriam saber de “arte” e que portanto sua apresentação televisiva seria 

inútil. Segundo o periódico, acontecia exatamente o oposto. Desde que programas 

daquela natureza fossem preparados de maneira em que os telespectadores “menos 

cultos” pudessem compreendê-los, eles despertariam o maior interesse. Como prova 

desta afirmação foi citada a ocasião em que Radah Abramo tratou, pela TV Tupi, de 

“problemas de arte”, não registrando, segundo as empresas encarregadas de consultar a 

opinião pública, qualquer baixa nos índices de audiência do horário. Ainda segundo o 

jornal, após os argumentos para a não exibição de programas daquela natureza serem 

desmentidos um a um, as emissoras afirmavam que não haviam patrocinadores 

interessados por eles. Diante de tal explicação, ressaltou que as emissoras já obtinham 

lucros suficientes para se permitirem o “luxo” de custearem elas próprias “um programa 

cultural de alto nível”
32

. Ademais, o OESP cobrou um maior incentivo por parte do 

governo, em forma de patrocínio ou em facilidades, como acesso a determinadas fontes 

e documentos relevantes para a produção de programas que levassem “cultura” ao 

público através de um veículo de “vasta penetração” como a televisão
33

. 

O jornal, ao mesmo tempo, buscava informar aos seus leitores o que acontecia 

nas televisões do mundo ocidental, notadamente as da Grã-Bretanha e dos Estados 

Unidos, utilizando os exemplos da programação cultural e educativa e do 

funcionamento daquelas televisões como parâmetros às discussões sobre a televisão 

                                                 
29 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 30 jun. 1957, p. 13. 
30 Ibid., 31 dez. 1957, p. 9.  
31 Ibid., 8 jan. 1961, p. 15. 
32 Ibid., 20 nov. 1960, p. 22.  
33 Ibid., 7 jan. 1962, p. 7. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 13 

brasileira. Este último expediente freqüentemente se materializava em uma frase de uma 

pequena nota ou num parágrafo de uma matéria maior ocupados em noticiar sobre 

práticas televisivas estrangeiras. Ação bastante pulverizada entre as edições dos anos 

50, mas também na década de 1960 e início da de 1970
34

.  

Exemplos lapidares dessa prática, aplicada a programas educativos, são 

expressos em três matérias da coluna “Rádio e Televisão”. A primeira, publicada na 

edição de 27 de janeiro de 1957, noticiava a iniciativa porto-riquenha de instalação de 

um curso de educação ginasial via televisão, e acrescentava um parágrafo que 

preconizava iniciativas similares à televisão brasileira, ainda que considerasse as 

diferenças entre o quadro televisivo brasileiro e o de Porto Rico. No dia 28 de fevereiro 

de 1958, a coluna noticiava várias iniciativas de universidades norte-americanas que 

estavam fazendo usos experimentais da televisão em seu processo pedagógico, e o 

jornal enfatizava, com pequeno comentário, o fato de a televisão brasileira ainda não 

apresentar ou sequer se movimentar para um único programa educativo que fosse.  

Meses depois, na edição do dia 24 de agosto, a coluna noticiava sobre programa 

educacional transmitido pela televisão nova-iorquina ocupado em ensinar a língua 

inglesa para imigrantes, e novamente o jornal acrescentava comentário sucinto sobre a 

ausência de programas educativos na tela da televisão brasileira.  

A BBC na maioria das vezes era retratada pelo OESP, através de sua coluna 

“Rádio e Televisão”, como “exemplo a ser seguido”. Possuidora de programas com um 

“nível intelectual ambicioso”, com dramatizações de “grandes obras da literatura”, com 

os serviços de reportagens “mais perfeitos do mundo”, onde a publicidade era feita de 

maneira “eficiente”, sem interromper os programas e não incomodando o 

telespectador
35

. A coluna chegou até a mencionar a seguinte questão: “Será que algum 

dia – e permitindo a legislação do País – uma estação desse tipo será viável no 

Brasil?”
36

. Já a televisão norte-americana, no geral, era apontada como possuidoras dos 

mesmos problemas que à brasileira, essencialmente do gênero chamado “comercial”, 

com excesso de anúncios nos intervalos dos programas cujo nível artístico era 

“nitidamente fraco”, salvo “raras exceções”
37

. 

                                                 
34 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 24 jan. e 2 nov. 1956; 17 e 24 fev., 4 ago., 8 out. e 23 dez. 1957; 12, 19 e 22 jan.; 

12 fev.; e 16 dez. 1958; 10 set. e 8 dez. 1961; 4 mai. e 29 jun. 1962; 21 mar. 1964; 22 fev. 1966; 17 mar. 1967; 1 fev. 

1968; 30 ago. 1969; 18 abr. 1970; 7 mar. 1971; 7 jan. 1972; 27 set. 1973; 17 fev. 1974. 
35 Ibid., 8 e 15 dez. 1957 e 26 fev. 1961. 
36 Ibid., 26 fev. 1961, p. 9. 
37 Ibid., 17 mar. 1957; 30 mar. e 22 jun. 1961. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 14 

A TV Cultura de São Paulo foi tema recorrente nas páginas de OESP. É certo 

que o jornal noticiou mais amplamente e com maior freqüência a segunda fase da 

emissora, já sob o modelo de TV pública e a direção da Fundação Padre Anchieta. No 

período em que a emissora era de propriedade de Assis Chateaubriand, o jornal 

publicava apenas pequenas notas sobre a TV Cultura, ainda assim, bastante pulverizadas 

em suas edições e com certa preponderância quando a emissora começou a investir mais 

detidamente em programação educativa, como, por exemplo, no caso do programa 

Curso de Admissão, iniciado em 1961 e voltado para alunos do então quarto ano 

primário que se preparavam para prestar concurso de ingresso ao denominado ensino 

ginasial
38

.  

A posição de OESP, afirmada acima, e do jornal ao longo das duas primeiras 

décadas da televisão no Brasil, pode ser elucidada, tomando como exemplo a coluna 

onde geralmente eram tratados assuntos relacionados à cidade de São Paulo, que nessa 

ocasião veiculou com o título “Educação pela TV”. A coluna reporta que um dos grande 

problemas de ordem espiritual da população de São Paulo, não só da cidade mas de todo 

estado, prendia-se, até 1969, ao “baixo nível cultural” dos programas de televisão, 

veículo que estava irremediavelmente participando do estilo de vida da maioria da 

população. Além de incorporada aos costumes paulistas, a televisão vinha determinando 

continuamente alterações e mudanças na própria psicologia social dos telespectadores 

paulistas, no mais das vezes para pior, em razão dos “maus exemplos”, “modismos”, 

“estultices” e “imoralidades” transmitidas em programas ditos de “grande audiência”. 

Mas, como era enfatizado na coluna, o advento da TV Cultura deveria ser festejado 

pelos paulistanos e paulistas, não apenas porque soube planejar, organizar e introduzir 

“programas de alto nível”, tanto no campo da difusão artística e dos conhecimentos 

gerais, quanto no da própria educação formal e de caráter ilustrativo
39

.  

O jornal O Estado de S. Paulo deu ampla cobertura à formação e o 

desenvolvimento da televisão brasileira, não hesitando em atentar seus leitores para o 

vasto campo de atuação possível à televisão. Antes mesmo das primeiras emissões 

regulares, já se estabeleciam as primeiras relações entre o periódico e aquele meio de 

comunicação social. Dentro de sua linha editorial, através de notícias, informações e 

comentários, OESP, assim como outros periódicos, deu uma importante contribuição 

                                                 
38 O Estado de S. Paulo, São Paulo, 4 abr. e 27 jun. 1961. 
39 Ibid., 3 set. 1969, p. 20. 



Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 
XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS – 2 a 6 de setembro de 2010 

 

 15 

para o desenvolvimento do campo televisivo brasileiro, que passou a possuir uma 

enorme abrangência social capaz de formar e influir em questões nacionais e 

internacionais, bem como colaborar sobremaneira para alterar comportamentos. 

  

REFERÊNCIAS 
 

 

AQUINO, Maria Aparecida de. Censura, Imprensa e Estado autoritário (1968-1978): o 

exercício cotidiano da dominação e da resistência, O Estado de S. Paulo e Movimento. Bauru: 

Edusc, 1999. 

 

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Lisboa: Difel, 1989. 

 

BUSETTO, Áureo. A Mídia Brasileira como Objeto da História Política: perspectivas teóricas e 

fontes. IN: SEBRIAN, R. N. N. et. al. (Orgs.). Dimensões da Política na Historiografia. 

Campinas: Pontes Editores, 2008.  

 

CAPELATO, Maria Helena; PRADO, Maria Lígia. O Bravo Matutino (Imprensa e ideologia no 

jornal “O Estado de São Paulo”). São Paulo: Alfa-Omega, 1980.   

 

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: 

Bertrand Brasil, 1990. 

 

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO, Pós-1930. (CD-Rom). Rio de 

Janeiro: FGV/CPDOC, 2003. 

 

FERNANDES, Ana Candida Franceschini de Avelar. A. Artistas plásticos no Suplemento 

Literário de O Estado de São Paulo (1956-1967). Dissertação (Mestrado em Literatura 

Brasileira) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 

São Paulo, 2007. 

 

MATTOS, Sérgio Augusto Soares. História da televisão brasileira: uma visão econômica, 

social e política. Petrópolis: Editora Vozes, 2002.  

 

MORAIS, Fernando. Chatô: o rei do Brasil, a vida de Assis Chateaubriand. São Paulo: 

Companhia das Letras, 1994. 

 

O Estado de S. Paulo, São Paulo, período 01/1950 – 12/1974. 

PONTES, José Alfredo Vidigal. Grupo Estado: resumo histórico. Disponível em: 

<http://www.estadao.com.br/historico/index.htm>. Acesso em: 10 de setembro de 2009. 

 

SILVA, Heber Ricardo da. A democracia impressa: transição do campo jornalístico e do 

político e a cassação do PCB nas páginas da grande imprensa, 1945 – 1948. Dissertação 

(Mestrado em História) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 

Assis, 2008. 

 

SODRÉ, Nelson Werneck. História da imprensa no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad, 1999. 


