XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT6.441-3


PU: Publicom - Interfaces Comunicacionais

VALQUÍRIAS MIDIÁTICAS: SAGA DE 7 AMAZONAS, ÍCONES DA VANGUARDA BRASILEIRA NO CAMPO ACADÊMICO DA COMUNICAÇÃO਍ഀ

Francisco de Assis (Universidade Metodista de São Paulo); José Marques de Melo (Universidade Metodista de São Paulo)

Resumo

Antologia de perfis biobibliográficos de sete pesquisadoras brasileiras do campo da comunicação: Adísia Sá, Anamaria Fadul, Cremilda Medina, Immacolata Lopes, Lucia Santaella, Sonia Virgínia Moreira e Zélia Leal Adghirni. O trabalho é resultado de um amplo e antigo projeto que o prof. José Marques de Melo tem desenvolvido nas duas principais instituições em que atua – Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) –, que visa à preservação da memória das ciências da comunicação na América Latina e, mais especificamente, no Brasil. Com um título que remete à primeira revista feminista brasileira – Walkyrias, lançada na década de 1930, pela jornalista-empresária Jenny Pimentel de Borba –, o livro apresenta a história de sete importantes mulheres, consideradas autênticas valquírias midiáticas.


Palavras-chave:  Pensamento Comunicacional, Histórias de Vida, Perfis Biobibliográficos, Pesquisadoras
਍ഀ