XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT5-CI.414-1


DT5: DT 5 - GP Cibercultura

DA MEDIAÇÃO DO AMAR: RASCUNHOS SOBRE SENTIMENTOS NAS RELAÇÕES SOCIAIS ONLINE

Jack de Castro Holmer (Faculdade Internacional de Curitiba); Georia Natal (Universidade Tuiuti do Paraná); Thiago Falcão (Universidade Federal da Bahia)

Resumo

O presente artigo possui cunho ensaístico, e tem por objetivo promover uma reflexão sobre a função assumida pelos sentimentos – em especial o amor – no desenvolvimento de relações sociais em redes sociais online. A necessidade de evocar tal discussão se dá basicamente no fato de ela ser minimizada nos estudos sobre relações sociais nesse tipo de ambiente, submissa a uma aparente obsessão por meta-dados e estatísticas de interação. Nosso intuito, portanto, é endereçar o fenômeno das redes sociais online de forma a mostrar que o desenvolvimento de um laço social em um desses agregadores pode depender não só de variáveis quantificáveis, mas também de uma “cultura do sentimento” (MAFFESOLI, 2001), que, a nosso ver, é a responsável por uma prática de flânerie social que encerra, em si, grande parte do intuito individual de se participar/pertencer a uma rede social online.


Palavras-chave:  Amor, Relações Sociais, Redes Sociais, Emoções
਍ഀ