XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-GJ.354-1


DT1: DT 1 - GP Gêneros Jornalísticos

POSIÇÃO DE AUTOR E GÊNERO NA INTERFACE ENTRE O JORNALISMO E A PUBLICIDADE਍ഀ

Roseméri Laurindo (Universidade Regional de Blumenau)

Resumo

O presente texto propõe estudo dos gêneros jornalísticos na interface com a publicidade. Parte do pressuposto de que a produção textual que vem sendo disseminada pela mídia apresenta muitas vezes as funções do jornalismo e da publicidade misturadas, de modo a se imiscuirem nas esferas alheias. Contudo, manifestam funções autorais distintas: a de autor-jornalista e a de autor-marca. Apresenta-se aqui uma discussão preliminar para um projeto de análise comparativa com o objetivo de explorar de modo teórico-empírico traços comuns entre o jornalismo e a publicidade que aparecem em espaços jornalísticos. Parte-se do pressuposto de que condicionantes da sociedade regida pelos valores de mercado conduzem jornalismo e a publicidade em um mesmo eixo; entretanto, os conceitos acadêmico-profissionais tencionam a separação das duas áreas. ਍ഀ ਍ഀ


Palavras-chave:  Gêneros, Jornalismo, Publicidade, Autor, Marca
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