XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-GC.332-1


DT7: DT 7 – GP Geografias da Comunicação

POLÍTICAS PÚBLICAS NA MÍDIA IMPRESSA CARIOCA: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DO “CHOQUE DE ORDEM” NAS CAPAS DE DOIS DIÁRIOS TRADICIONAIS DO RIO DE JANEIRO

Rafael Fortes Soares (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Pablo Cezar Laignier de Souza (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo

O trabalho analisa a cobertura do “choque de ordem” em dois jornais impressos tradicionais do Rio de Janeiro (Jornal do Brasil e O Dia) durante os cem primeiros dias de governo do prefeito Eduardo Paes, que assumiu o cargo em janeiro de 2009. “Choque de ordem” é a denominação dada pela prefeitura do Rio de Janeiro – e incorporada pelos veículos em questão – à política pública de maior visibilidade posta em prática durante o primeiro ano da atual gestão. A discussão de tal política e de sua cobertura jornalística se impõe como relevante pelo impacto sobre parte da população trabalhadora da cidade e pelo papel dos jornais na construção e legitimação de modos de ser e de agir no espaço urbano. Como referências teóricas, o artigo dialoga com as noções de “criminalização” ou “segregação” da pobreza, tal como aparecem, respectivamente, nas obras dos sociólogos Zygmunt Bauman e Loïc Wacquant.


Palavras-chave:  jornalismo impresso, O Dia, Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, choque de ordem
਍ഀ