XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-RM.322-1


DT4: DT 4 – GP Rádio e Mídia Sonora

A WEBRADIO COMO BUSINESS

Nair Prata Moreira Martins (Centro Universitário de Belo Horizonte)

Resumo

Em 2010, completam-se 15 anos da entrada em funcionamento da primeira webradio que se tem notícia. A Rádio Klif, no Texas, EUA, foi a primeira emissora comercial a transmitir de forma contínua e ao vivo através da internet, a partir de setembro de 1995. Durante este tempo, foram feitos vários estudos acerca dessa nova modalidade de transmissão radiofônica; no entanto, algumas perguntas ainda não têm resposta precisa: A webradio é um negócio lucrativo? Webradio dá dinheiro? A pulverização das webradios pulveriza também os investimentos publicitários? O objetivo deste artigo é sistematizar argumentos teóricos e empíricos sobre a webradio e o business e, a partir de pesquisa realizada na webradio Pelo Mundo, entender como se configuram as formas de lucratividade pela radiofonia na web.


Palavras-chave:  WEBRADIO, BUSINESS, WEBRADIO COMO NEGÓCIO
਍ഀ