XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-FO.311-2


DT4: DT 4 - GP Fotografia

IMAGEM FOTOGRÁFICA, CULTURA E SOCIEDADE

Itamar de Morais Nobre (UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Vânia de Vasconcelos Gico (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

Resumo

Reflete-se, a partir de uma visão transdisciplinar do conhecimento, a interrelação imagem fotográfica-cultura-sociedade. Tem-se como objetivo discutir a religação teoria-prática da investigação na práxis do pensamento humano ao rejuntar métodos, estratégias de ação e o cenário da pesquisa. Concebe-se a fotografia como interface dessa relação e a cultura como repositório e fonte propulsora das idéias na concepção da imagem fotográfica, influenciando o fotógrafo pelos códigos culturais, costumes, relações sociais e idéias dominantes. Observa-se que ele poderá reproduzir o que apreendeu como conhecimento e visão de mundo na fotografia, assumindo a responsabilidade de diferenciar a sua percepção sobre o que observa. Conclui-se que tal direção leva a imagem fotográfica a ser vista como mapa dos espaços, ações e intepretações culturais, o que caracteriza como imagem sociocultural.


Palavras-chave:  Imagem fotográfica, Cultura e fotografia, Códigos culturais, Cultura e sociedade
਍ഀ