XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:COL - IX.269-1


CO: IV Colóquio Binacional Brasil-Estados Unidos de Estudos da Comunicação

AS NARRATIVAS RADIOFÔNICAS NA PERSPECTIVA DO JORNALISMO LITERÁRIO E DA CULTURA DO OUVIR: PROGRAMAS CONTE SUA HISTÓRIA DE SÃO PAULO (CBN) E NATIONAL STORY PROJECT (NPR)

José Eugenio de Oliveira Menezes (Cásper Líbero); Monica Martinez (UniFIAMFAAM Centro Universitário)

Resumo

No contexto da convergência dos processos de comunicação, o rádio reconquista espaço como meio informativo e ambiente de sincronização do tempo social. Este meio pode ser um campo fértil para veiculação de narrativas de não-ficção e experimentações dos meios sonoros como ambientes de vinculação e participação. Para analisar a questão, este artigo compara dois corpos de pesquisa: do lado brasileiro, as 52 histórias de ouvintes-internautas exibidas no ano de 2009 no quadro Conte Sua História de São Paulo, programete transmitido aos sábados, ao redor das 10h30, no programa CBN São Paulo, da Rede CBN, que tem como âncora o jornalista gaúcho Milton Jung. Do lado estadunidense, as 54 histórias selecionadas pelo escritor Paul Auster no período de janeiro a dezembro de 2000 para o National Story Project, veiculado uma vez por mês no programa All Things Considered, da National Public Radio.


Palavras-chave:  Comunicação, Cultura do Ouvir, Jornalismo Literário, Conte Sua História de S. Paulo, National Story Project
਍ഀ