XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.265-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

A “NOVA MASCULINIDADE” NA TELEVISÃO E SUA RELAÇÃO COM OS MITOS DE NARCISO E DON JUAN

Janine Aparecida Bastos Stecanella (Universidade de Caxias do Sul); Najara Ferrari Pinheiro (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa “Nem Narciso, nem Don Juan: a representação da nova masculinidade na televisão”. A masculinidade é uma construção social e nessa perspectiva, as considerações sobre o gênero e representações, aqui abordadas, tendem a provocar a reflexão sobre a concepção da ‘nova’ masculinidade em programas de entretenimento na TV. Assim,਍ഀ fazemos um paralelo com os mitos de Narciso e Don Juan, focalizando as਍ഀ representações de masculinidade e a masculinidade plural. A análise é feita com base na ACD, nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais.


Palavras-chave:  Representação, 'nova' masculinidade, discurso, gênero, mídia
਍ഀ