XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT7-CR.248-1


DT7: DT 7 – GP Comunicação e Desenvolvimento Regional e Local

MÍDIAS E CULTURAS POPULARES CONTEMPORÂNEAS: MEDIAÇÃO E TUTELA਍ഀ

Maria Salett Tauk Santos (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Resumo

O objetivo do texto é analisar a relação que se estabelece entre a mídia massiva e as culturas populares contemporâneas, no cenário de enfrentamento da desigualdade social e de construção da cidadania. A partir da análise das mensagens veiculadas em jornais e na televisão, a pesquisa demonstra como essas mídias assumem uma posição de tuteladoras quando a audiência envolve populações de contextos populares. A comunicação entre cultura de massas e culturas populares, que favoreceu a emergência do popular massivo, possibilitou o desenvolvimento de um fenômeno que consiste em a mídia sair da sua condição de informativa para a condição de tuteladora dos processos sociais, que envolvem as culturas populares. Tal prática muda o sentido da comunicação que se estabelece entre mídia e esses receptores. No lugar de falar para ou com as audiências populares, a mídia fala por elas ou em nome delas.


Palavras-chave:  Mídia, Culturas populares, Recepção, Mediações
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