XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.244-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

ENSINO SUPERIOR: SABERES NECESSÁRIOS À DOCÊNCIA FRENTE ÀS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC’S)

Jociene Carla Bianchini Ferreira (Universidade do Estado de Minas Gerais); Silvana Malusá Baraúna (Universidade Federal de Uberlândia); Ana Cecília Jorge de Souza (Universidade Federal de Uberlândia); Fabiano de Moura Goulart (Universidade Federal de Uberlândia)

Resumo

Por intermédio de entrevistas estruturadas com 37 professores universitários, este estudo problematiza os conhecimentos básicos à docência no mundo contemporâneo. Num tempo em que a expansão do ensino a distância (EAD) surge como reposta do governo às deficiências do ensino básico e fundamental; o conhecimento e o domínio das tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) surgem como premissa básica para o exercício da docência. Tem-se como objetivos, verificar se dentro dos conhecimentos necessários à prática da docência universitária hoje, existe a preocupação com as TIC’s, visando perceber uma possível atualização pedagógica frente ao mundo globalizado. Evidenciou-se que os docentes universitários ainda não reconhecem as TIC’s como ferramenta essencial para uma nova percepção do processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave:  docência universitária, tecnologia da informação e com, saberes docentes, ensino-aprendizagem, ambientes virtuais
਍ഀ