XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.232-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

BLOGS ESCOLARES: DISPOSITIVOS COMUNICACIONAIS PARA A APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Ademilde Silveira Sartori (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Resumo

Instituições escolares estão adotando dispositivos de comunicação dispostos na rede que promovem a aprendizagem colaborativa. Realizou-se, então, uma pesquisa com a intenção de compreender como a escola cria/mantém dispositivos de comunicação com os alunos. A metodologia utilizada tem cunho qualitativo ou interpretativa. O objetivo geral foi analisar como as escolas básicas do município de Florianópolis, utilizam-se do blog para fomentar situações de comunicação entre a instituição escolar, a comunidade, os professores e os alunos. O procedimento metodológico consistiu na análise de documentos escritos online: os blogs das Escolas Básicas Municipais. A partir de suas características interativas, comunicacionais, institucionais e pedagógicas buscamos compreender como as escolas estão propiciando dispositivos que favoreçam a construção de ambiências comunicativas.


Palavras-chave:  Interação, blog, aprendizagem colaborativa, ambiência comunicativa
਍ഀ