XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT1.189-3


PU: Publicom - Jornalismo

40 ANOS DE TELEJORNALISMO EM REDE NACIONAL: OLHARES CRÍTICOS

Iluska Maria da Silva Coutinho (Univ.Federal de Juiz de Fora); Flávio Antônio Camargo Porcello (Universidade Federal do R G do Sul); Alfredo Eurico Vizeu Pereira Junior (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O telejornalismo - há 40 anos em rede nacional - é a temática substancial deste livro escrito por um grupo qualificado de professores e pesquisadores de diversas universidades brasileiras. Foi no dia 1º de setembro de 1969 que a TV Globo colocou no ar o Jornal Nacional, primeiro programa de telejornalismo produzido e apresentado das três principais cidades brasileiras (Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo) e transmitido ao vivo para o Brasil. Os efeitos dessa comunicação sobre o país nas últimas quatro décadas, a influência das inovações tecnológicas e interferências políticas, a transformação da sua linguagem, bem como as novas perspectivas dos telejornais, são o lastro para a reflexão destes pensadores. A obra conta com apoio dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFRGS, UFPE, UFJF, UFRJ, UFG, além do GP Telejornalismo e da Rede de Pesquisadores do tema na SBPJor.਍ഀ


Palavras-chave:  Telejornalismo, Rede Nacional, Pesquisa, Transformação, Poder
਍ഀ