XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT8.143-2


PU: Publicom - Estudos Interdisciplinares da Comunicação

MÍDIA E IDENTIDADE GAÚCHA

Ada Cristina Machado Silveira (Universidade Federal de Santa Maria)

Resumo

A obra Mídia e Identidade Gaúcha (EDUNISC, 2009) traz dez artigos com relatos de trabalhos acadêmicos que exploram a produção da mídia regional e nacional sobre acontecimentos ou aspectos da cultura gaúcha. A coletânea foi organizada por Angela Felippi e Vitor Necchi. Os demais autores pertencem a várias universidades do Rio Grande do Sul e as pesquisas foram realizadas entre o final dos anos 90 e durante a década atual. São textos sobre cinema, jornalismo, publicidade, tiras cômicas, site e Orkut, programa musical televisivo, programas de rádio e produção musical, cuja temática gira em torno da identidade gaúcha e seus elementos. O livro discute a forma como a mídia constrói essa identidade ao tratá-la. São sínteses de pesquisas sobre a questão, desenvolvidas em cursos de pós-graduação em Comunicação.


Palavras-chave:  mídia, identidade, estudos culturais
਍ഀ