XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT1-TJ.105-1


DT1: DT 1 - GP Teoria do Jornalismo

A REINVENÇÃO DO FEMININO NA REVISTA NOVA

Maria Paula Piotto da Silveira Guimarães (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)

Resumo

A mulher NOVA é o edifício da mulher emancipada e de costumes liberados, ou, ao contrário, a revista aposta na manutenção dos valores e na reificação feminina? A construção da identidade feminina nos textos verbo-visuais da revista NOVA e a produção de sentido, a partir da relação intersubjetiva do sujeito da enunciação e do sujeito do enunciado, são o cerne desta investigação. A pesquisa foca as leitoras na faixa etária de 30 anos, em uma publicação que há trinta anos presentifica um simulacro de mulher NOVA e que remete ao fato de que “[...] enquanto os simulacros encontram quem os adote, nascem os sujeitos ‟que os assumem” (Landowski, 1992, p. 172).


Palavras-chave:  semiótica discursiva, regimes de interação, simulacro, mídia impressa, feminino
਍ഀ