XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-ME.63-1


DT2: DT 2 - Marcas e Estratégias

MARLBORO AND THE CITY: A INFLUÊNCIA DA MARCA MARLBORO NA NARRATIVA DO SERIADO SEX AND THE CITY

Rafael Jose Bona (FURB/UNIVALI)

Resumo

Após a proibição do uso de mídias tradicionais para anunciar marcas de cigarro, as empresas tabagistas se apropriaram de novas maneiras para cultivar o hábito de fumar. Dentre essas, encontra-se o merchandising eletrônico ou tie-in, que diz respeito a inserção do produto/marca em filmes, novelas e seriados. O presente trabalho analisa os diferentes tipos de tie-in associados ao cigarro ou à marca no seriado norte-americano Sex and the City. Também foram estudadas as narrativas de alguns episódios do seriado para determinar em que momentos o produto aparece na trama e de que forma ele interage na narrativa, seja por meio da história ou ação das personagens. Para o estudo foi selecionada toda a primeira temporada do seriado, exibida em 1998. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa.


Palavras-chave:  Publicidade, Tie-in, Marca, Marlboro, Sex and the City
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