XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-FK.51-1


DT8: DT 8 - Folkcomunicação

O REGGAE NO MARANHÃO E A TRAMA POLÍTICA DA “MÚSICA-IMAGEM”

Marcus Ramusyo de Almeida Brasil (Instituto Federal do Maranhão - Campus Centro Hist)

Resumo

O presente trabalho pretende iniciar uma discussão acerca da imbricação entre música e imagem na contemporaneidade. Também faz parte da tessitura do texto buscar as relações entre mídia e afetividade como catalisador de capital político, tendo como objeto principal o fenômeno cultural do reggae no Maranhão. Atualmente São Luís – MA é considerada a Jamaica brasileira e a partir desse grande poderio mercadológico e identitário empresários de reggae já ocuparam ou ocupam cargos eletivos na política institucional local. Como referencial teórico utilizou-se o conceito de afetividade de Muniz Sodré, a noção de poder em Michel Foucalt e a categoria de “massa” em Gabriel Cohn, entre outros. Como metodologia utilizou-se pesquisa exploratória, histórica e observação direta.


Palavras-chave:  Reggae, Música-Imagem, Política Midiática
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