XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-PC.14-1


DT8: DT 8 – GP Políticas e Estratégias de Comunicação

EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA E O RÁDIO: UMA EQUAÇÃO POSSÍVEL.

Débora Burini (Universidade Federal de São Carlos); Jefferson José Ribeiro de Moura (Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, Universidade de Taubaté)

Resumo

Partindo do pressuposto de que o rádio é um midium de grande potencial educativo, e capaz de operar como instrumento para promover o debate e a interpretação dos significados no campo da educação, colaborando para a cidadania e a integração da comunidade local. Este estudo propõe uma reflexão sobre as experiências educativas obtidas a partir do rádio, considerando a cultura radiofônica brasileira, que privilegia concessões para grupos comerciais, e de políticos religiosos. Compartilha das idéias de Paulo Freire, referência na educação de adultos, para propor um método democrático em direção a uma programação que alie entretenimento ao conteúdo educativo, e assim, garanta um universo comum de competências comunicativas. Adota como metodologia desde a pesquisa bibliográfica à observação empírica das emissoras de rádio.


Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Rádio, Espaço Público
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