XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT8-CT.3997-1


DT8: DT 8 - GP Comunicação, Turismo e Hospitalidade

UMA BREVE AVALIAÇÃO DAS PROPAGANDAS UTILIZADAS PARA ATRAIR OS TURISTAS ÀS AULAS E APRESENTAÇÕES DAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS MINISTRADAS PELA ASSOCIAÇÃO CULTURAL TRIBO DO PORTO, EM ITACARÉ, BAHIA.

Idevaldo José dos Santos (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)

Resumo

A Associação Cultural Tribo do Porto, de Itacaré, estado da Bahia, busca através da divulgação e preservação da cultura às futuras gerações, destacar na comunidade local e visitantes do município, a importância da memória do Porto de Trás. Para tanto, utiliza-se de propagandas para atrair turistas às aulas e apresentações de capoeira, maculelê, puxada de rede que são realizadas no “Quilombo Urbano” pela própria associação, apontando possibilidades para inclusão dos moradores na atividade turística, além da valorização de aspectos culturais e identitários através do universo da folkcomunicação. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo analisar os tipos de propagandas utilizados para atrair esses turistas às aulas e apresentações das manifestações culturais da Tribo do Porto.


Palavras-chave:  turismo, folkcomunicação, propaganda, Itacaré
਍ഀ