XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3971-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL: REFLEXÕES METODOLÓGICAS ACERCA DE UMA EXPERIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

Laura Alves Martirani (Escola Superior de Agricultura)

Resumo

O artigo tem o objetivo de comunicar, analisar e fundamentar processo de pesquisa que envolve a formulação, aplicação e avaliação de metodologia para educomunicação socioambiental com uso do blog e com base no paradigma da pesquisa-ação. A reflexão, com base em Andaloussi (2004), Barbier (2004) e Dick (2009), inicia-se com uma análise da natureza da pesquisa na área de ciências humanas e sociais, discorre acerca das limitações impostas pela simplificação e reducionismo para essas áreas do conhecimento e considera a implicação e o engajamento do pesquisador como fatores estratégicos para se atingir os objetivos de uma educação e comunicação ambiental comprometidas com a transformação social e conservação ambiental. Conclui que a pesquisa-ação é a adoção metodológica que permite trabalhar e discutir esse intento de forma ética e contextualizada.


Palavras-chave:  pesquisa-ação, ambiente, educomunicação, blog
਍ഀ