XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT4-AV.3970-1


DT4: DT 4 – NP Audiovisual

BRUCE LEE: A APROPRIAÇÃO DE UM NOVO MITO

Marco Antonio Bonito (Universidade de Rondônia); Agnes de Sousa Arruda (Universidade Paulista)

Resumo

Após os EUA terem se firmado como a principal potência mundial e influenciado comportamentos e atitudes, inclusive usando o cinema hollywoodiano como recurso para tal, surge no cenário um herói atípico aos padrões estéticos norte-americanos. Bruce Lee foi pioneiro, influenciando toda uma geração fascinada por suas lutas, armas e golpes voadores. Sua capacidade de sincronização, termo cunhado pelo alemão Harry Pross em sua Teoria da Mídia, foi tão forte que, ainda hoje, ouve-se falar dele como ‘o rei do kung fu’. A proposta deste artigo é analisar esse fenômeno sobre o viés dos estudos de Pross, pelos conceitos de mito e sociedade; filosofia e cultura da comunicação de Vilém Flusser, Ivan Bÿstrina, Edgar Morin, Jacques Almont, Marcel Martin e Malena Contrera. O objetivo é compreender a função e a importância da mídia primária em relação à criação de mitos e geração de sentidos comuns.


Palavras-chave:  Bruce Lee, Mito, Corpo, Mídia, sincronização social
਍ഀ