XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.3927-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS DA PUBLICIDADE ATIVISTA EM RELAÇÃO À PUBLICIDADE EMPRESARIAL

Lucas Francis Alves da Cruz (Universidade Comunitaria Regional de Chapecó); Juliano Viana (Universidade Comunitaria Regional de Chapecó)

Resumo

O artigo analisa a comunicação publicitária no ativismo político contemporâneo. Com base em peças publicitárias produzidas pelas ONGs, o artigo se propõe a comparar a comunicação das peças ativistas com a comunicação das peças mercadológicas, a delimitar o que se altera na comunicação publicitária quando estamos trabalhando com ativismo político. O objetivo é confrontar métodos, lógicas e práticas, e estudar de que forma as organizações ativistas utilizam a publicidade para fins sociais. ਍ഀ Conclui-se que ativistas absorvem as táticas mercadológicas para difundir suas ideologias, comunicando-se como as empresas para obter uma audiência da massa, e, por conseqüência, as seduzir.਍ഀ


Palavras-chave:  ativismo, organizações não-governamentai, publicidade e propaganda, movimentos sociais, terceiro-setor
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