XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.3851-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

BLOGS NO GOOGLE COMO CONTROLE PANÓPTICO.

Dirceu Tavares de Carvalho Lima Filho (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo

O Google pode vir a ser na internet o meio hegemônico de controle social, instituindo o “panóptico invertido” (Foucault, Deleuze), através da inclusão digital por premiações. O Google atrai os internautas como sócios disponibilizando softwares, como o AdSense e o Analytics , para que aumentem os acessos e estimular os leitores a consumirem os produtos anunciados. Os donos dos blogs ao usarem esses softwares expõem para os Bancos de Dados do Google as suas estratégias na “economia da atenção”. Realizei entrevista semi-estruturada, de viés etnográfico, com estudantes de publicidade sobre o Analytics, concluindo que o ganho de 100 dólares a cada 2.500 cliques nos anúncios são pouco motivadores. Possivelmente, na cultura brasileira uma nova ferramenta de otimização das Redes Sociais atrairia mais adesão midiática.


Palavras-chave:  publicidade, panóptico invertido, internet, redes sociais, cordialidade
਍ഀ