XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3772-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

COMUNICAÇÃO CRÍTICA APLICADA: EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO EDUCATIVA NA DIVERSIDADE X SOLIDÃO DO PROFESSOR TRANSMISSOR DE CONHECIMENTO

Zilda Martins Barbosa (UNIVERSIDDE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)

Resumo

A comunicação crítica aplicada a jovens de comunidades do Rio de Janeiro, do projeto social Dançando para não dançar, resulta na percepção do sujeito com nível de pertencimento a uma esfera social ampliada. Tal prática é analisada à luz de teóricos da਍ഀ Escola de Frankfurt e de outros pensadores, que problematizam o uso da comunicação na educação formal apenas como instrumento complementar dos parâmetros pedagógicos. Esse trabalho aborda a experiência do pesquisador, que interage com o objeto – mediador do grupo – e confronta os efeitos da aplicação da metodologia com a prática convencional, a partir de depoimentos de uma professora do sistema institucional de ensino de Belo Horizonte. A pesquisa traz a ‘negação’ de Adorno para a comunicação como alternativa de promover a interlocução, o debate e a criatividade.


Palavras-chave:  Comunicação crítica, ensino, debate, dança, mídia
਍ഀ