XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:PUB-DT1.3610-1


PU: Publicom - Jornalismo

INOVAÇÃO NO TELEJORNALISMO: O QUE VOCÊ VAI VER A SEGUIR.

Carlos Alberto Moreira Tourinho (Universidade Federal do Espírito Santo)

Resumo

Analisa o telejornal a partir de uma abordagem do conceito econômico da “inovação”, sobretudo na visão de Joseph Alois Schumpeter (1883-1950). Apresenta o processo evolutivo do jornalismo, da televisão e do telejornalismo. Relaciona os eventos históricos que contribuíram para o atual formato do telejornal e os motivos pelos quais as inovações foram sendo incorporadas. Descreve as novas características das mídias digitais ligadas à Internet e à TV interativa. Responde por que ocorrem inovações no telejornal; quem define as mudanças; como elas são aplicadas. Através desta análise, identifica as tendências para as futuras inovações e, mais do que isso, as ferramentas e estratégias que servirão como modelo de orientação e parâmetro na hora de se programar o telejornal. O estudo visa, sobretudo, atender às expectativas de um telespectador cada vez mais exigente.


Palavras-chave:  comunicação, jornalismo, telejornalismo, televisão, convergência
਍ഀ