XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT6-CD.3604-1


DT6: DT 6 – GP Comunicação e Educação

FANFICS: A INTERSECÇÃO ENTRE LEITURA, ESCRITA E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO

Sergio Luiz Alves da Rocha (Programa de Pós-Graduação em Educação - UERJ)

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de doutorado em educação que analisa a relação entre a leitura, a escrita e as tencologias de comunicação e informação. Seu objetivo e analisar uma prática específica de um grupo de jovens que combinam a leitura do conjunto de livros da série Harry Potter com a invenção de novas aventuras escritas a partir da leitura dos livros, do acesso aos filmes, associando técnicas tradicionais e modernas. Tais práticas conduzem a um aprofundamento da reflexão sobre os efeitos que as denominadas novas tecnologias geram sobre a escrita e a leitura dos jovens, fator de preocupação entre os educadores.


Palavras-chave:  Leitura, Escrita, Mídias, Educação, Fanfics
਍ഀ