XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.3586-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

DISCURSO PUBLICITÁRIO E INTERDISCURSIVIDADE: UM ESTUDO SOBRE A਍ഀ HETEROGENEIDADE NA PROPAGANDA

Lisiane Maria Almeida Ströher (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo

A partir do quadro teórico-analítico da Análise do Discurso de linha francesa, procuramos neste trabalho refletir sobre as formas marcadas e não-marcadas da heterogeneidade discursiva. Levando em consideração que todo discurso estabelece relações de interdiscursividade com outros domínios discursivos, propusemo-nos a analisar os anúncios publicitários veiculados durante um ano nos jornais impressos Diário Gaúcho e Zero Hora, a fim de verificar as relações que o discurso publicitário estabelece com outros domínios de saber, as categorias de heterogeneidade que estão em jogo e os efeitos de sentido que são produzidos quando elementos-outros são interiorizados no discurso da propaganda.


Palavras-chave:  Discurso Publicitário, Heterogeneidade, Efeito de Sentido, Interdiscursividade
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