XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:DT2-PP.3463-1


DT2: DT 2 – GP Publicidade e Propaganda

PROFISSÃO MULHER: A PUBLICIDADE ENTRE OS DIPLOMAS, O OFÍCIO E OS CABELOS FEMININOS

Ana Luiza Coiro Moraes (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO); Janea Kessler (CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO)

Resumo

No anúncio do produto para ondulação permanente Toni, publicado pela revista O Cruzeiro, em 1955, a protagonista Dorinha, candidata sempre recusada a uma “colocação” como secretária é instada por uma amiga a mudar os cabelos para conseguir um emprego. O artigo procede à análise desta persona feminina protagonizando um dos papéis sociais “desejáveis” à mulher, conforme a construção do discurso publicitário, contextualizando o entorno sócio-histórico que lhe dá suporte, passando por um breve exame da mídia e, em especial, da revista O Cruzeiro e, como não poderia deixar de ser, de algumas questões específicas do feminismo.


Palavras-chave:  Publicidade, Anúncio, Feminismo
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