XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
ResumoID:IJ-DT7.3449-1


IJ: Intercom Júnior – Comunicação, Espaço e Cidadania

ROSÁRIO EM FESTA: REPRESENTAÇÃO, IDENTIDADE E FÉ

Ariel Lucas Silva (FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS); Vanessa Marques da Silva (FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS); Christiane Pitanga Serafim da Silva (FACULDADE PROMOVE DE MINAS GERAIS)

Resumo

Este trabalho buscou analisar as representações e as mediações culturais percebidas na Festa de Nossa Senhora do Rosário da cidade do Serro - Minas Gerais. A Festa do Rosário é uma manifestação cultural tricentenária que apresenta características de patrimônio imaterial articuladas pelas práticas comunicativas que constituem identidades coletivas. A pesquisa que deu origem a esta comunicação teve como objetivo central investigar, junto aos elementos simbólicos e identitários constitutivos Festa de Nossa Senhora do Rosário do Serro, como as práticas comunicativas decorrentes de seus ritos e performances, possuem um papel fundamental na sua preservação e promoção. Tratava-se de se entender a importância das práticas comunicativas percebidas na Festa como elementos estratégicos na sua consolidação como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade.


Palavras-chave:  festa do rosário, práticas comunicativas, representação, identidade cultural
਍ഀ